Estilo de vida
Será que o estilo de vida é como o gosto? Não se discute? Há melhores e piores? Podemos mudar de estilo durante a vida? As respostas a estas perguntas e muitas outras você encontra aqui. Leia e descubra
Nesse Ebook Grátis você terá um ideia de como transformar os seus estilos de vinda em algo mais rentável.

A revolução tecnológica foi responsável por várias (e intensas) transformações em todos os setores da vida humana. A internet multiplicou a informação que temos acesso, descobrindo, num clique, novas e diferentes formas de estilo de vida.
Você já deve ter reparado que na maioria dos sites há uma secção chamada Lifestyle com dicas sobre gastronomia, moda, comportamento beleza, bem estar e saúde.
Mas o que é o Lifestyle?
Lifestyle é a palavra de origem inglesa para estilo de vida.
Para percebermos melhor este conceito, vale a pena conhecer o significado da palavra estilo.
O estilo pode ser explicado como maneira ou modo. No caso do estilo de vida, poderá ser a maneira ou o modo como cada um de nós vive a sua vida. E isso é pessoal e intransmissível.
Cada um tem o seu
O estilo de vida poderá ser entendido como a maneira como cada ser humano responde as situações do cotidiano. São hábitos e comportamentos incorporados no âmbito da sociedade.
Quantos hábitos e comportamentos são nos transmitidos por nossa família? De que forma somos influenciados por nossos amigos e pelos grupos que fazemos parte?
O estilo de vida é flexível e pode ser alterado durante a vida. Quando somos adolescentes temos um estilo que é diferente da vida adulta. Ao envelhecer, o modo como vivemos se adequará ao ritmo e as expectativas deste estágio da nossa vida.

Todos os estilos são saudáveis?
Mesmo sabendo que o estilo de vida é uma escolha pessoal, nem todos são benéficos para a nossa saúde. Para algumas pessoas, isso não é um problema, mas para outros, chega um momento em que a mudança de estilo é necessária (e desejada).
A mudança ocorre quando desejamos uma vida melhor. Por exemplo, uma dieta saudável (mais verduras e menos gordura), mais e melhor repouso, uma vida menos estressada (yoga e meditação) e com propósito.
Algumas pessoas, estão optando por uma vida mais simples, menos consumista. Outras, tornaram-se vegetarianas, banindo o consumo de carne vermelha e só usando cosméticos e produtos que não são testados em animais.
Atualmente, há movimentos no mundo inteiro contra os efeitos da globalização que provocaram a massificação de estilos de vida (principalmente na moda e na indústria de entretenimento).
Há, inclusive pessoas que abandonaram a vida estressante (e caótica) das cidades para viver no campo à procura de qualidade de vida.
E o que vivemos hoje, não é igual ao que se vivia na década de 80 (e muito menos no começo do século). Para cada década, há um estilo de vida que vai se alterando com o passar dos anos. Tudo muda, inclusive o estilo de vida.
Por exemplo, na década de 80, o que era recomendável era ser workaholic, ou seja, trabalhar horas a fio, sem descanso (fragilizando a saúde e as horas de lazer).
Hoje, com os avanços tecnológicos, o modo como trabalhamos alterou-se profundamente e o teletrabalho (também conhecido como trabalho remoto) é já uma realidade para muitas pessoas e que tem implicações no estilo de vida.
Com a deslocação do local do trabalho da empresa para o da escolha do trabalhador, surgiu um novo estilo de vida: o nómade digital.
Você sabe o que é um nômade digital?
Quando pensamos em um nómade o que nos vem de imediato a mente é alguém que está sempre em movimento e não se fixa por muito tempo em um lugar específico.
Um nômade digital é um profissional que só precisa para trabalhar de uma conexão (boa) á internet. Sendo assim, ele poderá trabalhar de qualquer parte do mundo e no local da sua preferência. É um conceito relativamente novo e mais comum entre designers, fotógrafos e redatores.
Como qualquer estilo de vida, tem suas vantagens e desvantagens. A liberdade para viajar e conhecer novas pessoas e culturas são sem dúvida fatores muito aliciantes. Mas claro que há uma instabilidade que poderá ser percebida como uma desvantagem a medio prazo.
Seja o primeiro a comentar!